A manutenção corretiva diz respeito ao conjunto de tarefas destinadas a reparar equipamentos que apresentem avarias. Este tipo de manutenção corrige erros e falhas existentes nos aparelhos, de modo a que possam voltar a cumprir a sua função inicial.

Diferente da manutenção preventiva, que é sistemática, programada e ocorre mesmo que os aparelhos não apresentem nenhum sinal de avaria, a manutenção corretiva apenas é executada depois da ocorrência de uma irregularidade.

Apesar de, em alguns casos, a manutenção corretiva ser inevitável, aliada a uma boa manutenção preventiva, ajuda a empresa a prolongar a vida útil dos seus equipamentos. Muitas das falhas podem ser evitadas se forem executados planos de manutenção preventiva. Todavia, o modelo de manutenção corretiva vai ser sempre necessário e pode ser aplicado a equipamentos com baixos níveis de criticidade, cujas falhas tenham um impacto mínimo na produtividade da empresa.

 

Como são identificadas as necessidades de manutenção corretiva?

Os processos de manutenção corretiva podem ocorrer devido a uma falha inesperada ou quando é detetado um problema adicional durante uma inspeção de rotina ou após uma paragem programada de manutenção preventiva. Durante a execução do trabalho de manutenção corretiva, o ativo é reparado, restaurado ou substituído conforme necessário.

 

Existem dois tipos de falhas: potencial e funcional. Quando há uma quebra na produção devido a uma falha ainda em estágio inicial, que denuncia que há algo de errado, mas o equipamento mantém-se funcional, então falamos em falha potencial. Se a falha não for consertada, poderá culminar numa paragem total. Aí, designamos de falha funcional, que é quando o equipamento não é mais capaz de desempenhar a sua função no processo de produção.

 

Vantagens da Manutenção Corretiva

  • Não requer planeamento de antemão

Dado que a manutenção ocorre após ter sido identificada uma falha num componente específico, não há forma nem necessidade de delinear um plano complexo prévio.

  • Solução mais adequada para casos particulares

No caso em que os custos de paragem e reparação por avaria sejam inferiores ao investimento em planos de Manutenção Preventiva, faz sentido que se opte pela manutenção corretiva.

 

Desvantagens da Manutenção Corretiva

  • Paragens forçadas

Falhas inesperadas levam a paragens forçadas por indisponibilidade imediata das peças necessárias, reduzindo drasticamente a produtividade e, consequentemente, a faturação. Além disso, também pode acontecer que não exista nenhum técnico de manutenção disponível para resolver o problema no momento.

  • Reduz a vida útil dos ativos

Este tipo de manutenção não protege os equipamentos, reduzindo exponencialmente o tempo de vida útil dos mesmos.

  • Custos superiores a longo prazo

A manutenção corretiva poderá acarretar custos superiores devido à quebra da produção e, consequentemente, quebra nas vendas por incumprimento dos prazos.

 

A maquinaria e os equipamentos têm sofrido evoluções notórias ao longo dos tempos, tornando-se cada vez mais sofisticados. Isso implica uma melhoria contínua e rigorosa nos processos de manutenção dos mesmos. É por isso que deve existir um plano de manutenção que conjugue diferentes tipos de procedimentos. Isso significa que a manutenção corretiva pode ser usada como estratégia por si só, ou juntamente com outras estratégias de manutenção ativas, e não apenas quando nenhuma outra estratégia é adotada.

 

Na Meivcore, damos ênfase às necessidades do cliente. Por isso, temos ao dispor planos de manutenção preventiva e corretiva. Procuramos ir ao encontro daquilo que é mais apropriado para cada tipo de empresa e equipamentos, de acordo com o seu valor e prioridade, e tendo em conta as possibilidades de investimento da sua marca.