A digitalização de processos é uma valiosa estratégia para otimizar os métodos internos das empresas, tornando-as mais competitivas e organizadas. Ao fazê-lo, contribui para impulsionar os resultados financeiros do negócio, enquanto se destaca da concorrência.

 

A digitalização de processos visa transformar procedimentos analógicos e manuais em atividades automatizadas e digitais, através da criação de novos modelos de trabalho e integração de tecnologias capazes de manter um sistema contínuo e eficaz.

Por ser um tipo de investimento que tem alto retorno financeiro, destacamos 6 dos principais benefícios que advêm da digitalização de processos.

1. Redução de custos

Uma das principais vantagens da digitalização de processos é a redução dos custos operacionais. Com uma gestão mais precisa, padronizada e segura, os custos decrescem peremptoriamente. Há um controlo detalhado dos gastos e dos desperdícios com energia, matéria-prima ou mão-de-obra, entre outros.

A Inteligência Artificial e a análise de dados fornecem insights pertinentes para a tomada de decisão, ajudando a empresa a descobrir novas fontes de receita.

2. Aumento da produtividade

A digitalização dos processos internos permite produzir mais, com melhor qualidade e ao menor custo possível. Isto porque, reduz os erros, facilita a comunicação entre setores e otimiza a gestão do tempo, direcionando os funcionários para outros projetos mais relevantes e estratégicos.

Com a redução das tarefas rotineiras e colaboradores a assumirem atividades com maior valor agregado, a produtividade aumenta exponencialmente. Consequentemente, o tempo de espera na resposta ao cliente também decresce, beneficiando a empresa, o consumidor e os funcionários.

3. Mais qualidade

Processos digitalizados permitem manter um ritmo de produção contínua, sem quebras no ritmo ou nos resultados, minimizando a margem de erro e aumentando a qualidade de forma consistente.

A digitalização é flexível e permite reconfigurar os modelos para que se adequem a novos artigos ou outras necessidades, algo que nos processos de produção manuais pode levar dias ou semanas de formação, estando sujeito a erros que atrasam os procedimentos.

O controlo e monitorização permitem verificar os processos a todos os níveis, mantendo os resultados precisos e diminuindo as burocracias.

4. Maior segurança

Através da digitalização, as informações confidenciais de clientes e dos processos são armazenadas em bancos de dados protegidos, deixando-as menos suscetíveis de serem visualizadas por pessoas não autorizadas. Nos processos manuais, os documentos impressos estão mais sujeitos a serem consultados por externos ou perderem-se, não existindo uma estratégia de controlo segura.

Além disso, a consulta de dados através de ferramentas digitais é facilitada, já que basta fazer uma pesquisa no computador para localizar os arquivos.

5. Melhora a experiência do utilizador

A capacidade de armazenar uma grande quantidade de informação – Big Data, possibilita prever riscos, tomar decisões e otimizar processos. Ao antecipar as necessidades e expectativas do público-alvo, consegue criar estratégias mais eficientes e melhorar a experiência do utilizador no seu todo.

O atendimento digitalizado agiliza o contacto do consumidor com o setor que precisa, contribuindo para uma percepção positiva, por parte do cliente, sobre o desempenho da empresa.

A digitalização da comunicação das empresas abre, ainda, mais canais de atendimento, aproximando os consumidores da marca, ao permitir que estes manifestem a sua opinião e esclareçam dúvidas sobre os serviços e produtos.

6. Fortalecimento da marca

Com os processos otimizados, a empresa consegue fidelizar clientes, aumentar o valor da marca e gerar vantagem competitiva no mercado.

A digitalização de processos contribui para linhas de produção eficientes, precisas, com resultados padronizados e datas de entrega previsíveis, tornando a marca numa referência no segmento em que se insere. Além disso, permite, ainda, extinguir os pontos de ineficiência e maximizar os resultados, culminando na consolidação da marca.

A Meivcore coloca a tecnologia ao serviço da sua estratégia, e por isso tem conseguido melhorar a sua eficiência e a notoriedade da sua presença no mercado.