As falhas e avarias têm um impacto negativo elevado na produtividade de uma empresa, aumentando os custos operacionais. Ainda que não seja possível eliminar por completo os imprevistos, é extremamente importante criar planos de manutenção preventiva, que reduzam a probabilidade de surgirem problemas nas máquinas ou equipamentos.

Para tal, as empresas devem investir numa gestão estratégica de manutenção preventiva, de modo a conseguirem otimizar os equipamentos, evitarem paragens inesperadas, eliminarem possíveis riscos que coloquem em causa a integridade física dos trabalhadores e manterem o padrão de qualidade e confiança.

Pela importância que este assunto tem para os nossos clientes e por ser uma das áreas de intervenção da Meivcore, neste artigo, damos-lhe a conhecer os benefícios da manutenção preventiva.

O que é a manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é um conjunto de ações de inspeção que visam prevenir possíveis problemas nos equipamentos e maquinaria de uma empresa, evitando paragens forçadas. É um tipo de manutenção sistemática e programada, que ocorre mesmo que os aparelhos não apresentem nenhum sinal de avaria.

A manutenção preventiva envolve tarefas sistemáticas, como revisões e possíveis substituições de peças, de acordo com as instruções do fabricante. Dessa forma, é possível determinar, de antemão, quais as peças que virão a ser necessárias para manter o funcionamento operacional da maquinaria industrial em questão.

Portanto, ter um plano de manutenção preventiva bem delineado significa precaver-se de eventuais danos em equipamentos cruciais à produtividade da empresa, que poderiam gerar prejuízos e colocar em risco a segurança dos funcionários.

Quais as principais vantagens da manutenção preventiva?
O uso frequente dos equipamentos industriais leva ao desgaste natural das peças e dos componentes.

De forma a evitar paragens súbitas e prolongadas, é importante que as empresas invistam em manutenção preventiva dos equipamentos, uma vez que os custos são consideravelmente inferiores relativamente à manutenção corretiva.

Contenção de custos
As operações de manutenção preventiva são essenciais para o bom funcionamento das infraestruturas e responsáveis por aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos, evitando, assim, a necessidade de adquirir novos.

Uma interrupção inesperada na linha de produção acarreta prejuízos para o negócio, pois uma empresa parada é uma empresa que não lucra. A imprevisibilidade temporal de uma paragem forçada, seja por falta de peças em stock, profissionais especializados para resolver a questão ou problemas graves que requerem uma correção mais demorada, atrasa as entregas aos clientes.

Uma falha inesperada também significa ter que pagar horas extras aos técnicos ou valores acima do normal pela entrega de peças em horário pós-laboral. Um programa de manutenção preventiva visa evitar esses problemas por meio das tarefas planeadas.

Segurança aprimorada
Um equipamento a operar em condições inadequadas cria situações de perigo, podendo levar a acidentes de trabalho. A manutenção preventiva assegura que o equipamento está funcional e, portanto, é seguro para os funcionários da empresa.

Mais eficiência
A manutenção preventiva inclui inspeções periódicas, trocas de óleo e outros fluidos, substituições de peças, entre outros. São estas ações que vão permitir ao equipamento funcionar com mais eficiência, resultando na otimização dos processos.

Redução do tempo de inatividade do equipamento
Embora quase todas as tarefas de manutenção exijam algum tempo de inatividade, a manutenção preventiva pode diminuir esse período de paragem, especialmente, quando comparado a uma ação de manutenção corretiva. Além disso, é possível agendar as tarefas de manutenção para os horários mais convenientes e que não afetem o processo de produção, economizando tempo útil de serviço.

Reputação da marca
Uma empresa parada não consegue cumprir prazos. Ao ter os equipamentos funcionais, consegue satisfazer os pedidos dos seus clientes dentro do tempo previsto, impulsionando a reputação da marca.

A Meivcore é responsável por oferecer apoio técnico e especializado para a execução e programação de intervenções preventivas ou corretivas. A sua equipa de manutenção altamente capacitada garante que as operações de inspeção são realizadas oportunamente e lhe trazem benefícios, como a poupança de recursos, aumento da produtividade e rentabilidade dos equipamentos.

Sempre que possível, a manutenção corretiva deve ser evitada e substituída por políticas de manutenção preventiva. No entanto, se assim não for possível, a Meivcore agilizará o processo de manutenção corretiva, para que a produção seja reativada o mais rapidamente possível.