A confirmação de que a Quarta Revolução Industrial já faz parte do quotidiano de algumas empresas está na própria Meivcore. A Indústria 4.0 rompeu barreiras entre os diversos departamentos, interligou equipas, modificou os processos industriais tradicionais e aprimorou os métodos de trabalho dentro da empresa.

Um dos departamentos que gerou um potencial competitivo diferenciador foi a Ferramentaria através da digitalização padronizada das ferramentas e, consequente, redução de custos. Ao agilizar o registo pormenorizado e atualizado do inventário, assim como das entradas e saídas dos equipamentos, necessidade de manutenção ou substituição e limpeza, a Meivcore consegue dar respostas mais rápidas e otimizadas aos seus clientes. Os processos tornaram-se mais ágeis e uniformizados, facilitando as várias etapas do trabalho, sem perder em qualidade ou segurança.

Na verdade, a Indústria 4.0 veio revolucionar a eficiência na coordenação e planeamento industrial. Com contentores constituídos por milhares de ferramentas de trabalho, era necessário o tratamento de dados de forma sistemática, permitindo a gestão e tomada de decisão em tempo real.

Para Élio Figueiredo, VP Tooling & Logistics na Meivcore, antes da digitalização das ferramentas, havia uma grande dificuldade em rastrear um equipamento específico. “Anteriormente, trabalhávamos com um ficheiro Excel em que cada folha era um contentor e cada linha uma ferramenta. Era muito fácil perder o controlo sobre a localização do artigo”.

A digitalização da ferramentaria beneficiou a Meivcore em vários aspetos, nomeadamente:

  • Controlo de qualidade: a Meivcore consegue rastrear todo o percurso da ferramenta, desde a sua aquisição, garantindo que esta corresponde aos padrões necessários quando chega a uma nova obra.
  • Menor possibilidade de falha humana: cada ferramenta tem uma etiqueta, cujo código é inserido na plataforma, de modo a manter todos os registos de uso, manutenção, limpeza e manual de instruções ou outros documentos relevantes associados à peça.
  • Aumento da produtividade: a eficiência adquirida pela otimização dos processos levou ao aumento da produtividade. Ou seja, reduziu-se os custos e aumentou-se a velocidade de colocação de contentores nas instalações dos clientes. E tudo isto decorre sem se negligenciar etapas, como é exemplo, a limpeza e manutenção.

“Todos estes aspetos são muito importantes para que nada falhe e a operação seguinte não seja penalizada com interrupções não expectáveis, devido à falta de manutenção de algum equipamento”, afirmou Élio Figueiredo.

Com uma cadência cada vez mais frequente de pedidos de última hora, é de extrema importância corresponder às expectativas dos clientes, tendo os contentores preparados para sair, com limpeza, manutenção ou substituições feitas. A Indústria 4.0 está a irromper uma nova era de trabalho, onde as máquinas e equipamentos estão sob controlo.

Através da rastreabilidade da ferramentaria e redução de erros, gerou-se uma nova realidade de gestão que garantiu à Meivcore solidez, sucesso e destaque. Não só permitiu à empresa tornar-se competitiva através da redução da aquisição de novo material, como permitiu ganhar dimensão no mercado e potenciar vendas.

O próximo desafio neste processo de registo das ferramentas, que resultará no aumento da rentabilidade temporal, é a leitura automatizada do código de cada peça. Ao reduzir o trabalho administrativo de registo dos códigos das ferramentas, sobra mais tempo para que os trabalhadores se dediquem a outras tarefas importantes.